top of page
Buscar

A Cultura Gastronômica

  • Foto do escritor: bombocadobistro-mg
    bombocadobistro-mg
  • 22 de mai. de 2014
  • 1 min de leitura

A Cultura Gastronômica

A alimentação como impulso transformador

Os Alimentos e a História

Os alimentos não são somente alimentos. Alimentar-se é um ato nutricional, comer é um ato social, pois constitui atitudes, ligadas aos usos, costumes, protocolos, condutas e situações. Nenhum alimento que entra em nossas bocas é neutro.

A historicidade da sensibilidade gastronômica explica e é explicada pelas manifestações culturais e sociais, como espelho de uma época e que marcaram uma época. Nesse sentido, o que se come é tão importante quanto: quando se come, onde se come, como se come e com quem se come.

Significado Contemporâneo

A gastronomia é a arte culinária que compreende os métodos, as técnicas e procedimentos destinados a transformar alimentos da sua forma bruta, como a natureza nos apresenta, e apresentá-los de maneira que constituam um prazer ao paladar, à vista e ao aroma. É a transformação dos alimentos, e tudo que a envolve, desde a matéria-prima até a sua apresentação.

Gastronomia X Culinária

A culinária é o conhecimento empírico. A gastronomia é produto do conhecimento científico. Depende da interdisciplinaridade de várias áreas do conhecimento: “As necessidades alimentares transbordam a gastronomia, já que remete às culturas populares, a influências religiosas, à biologia, à medicina, à economia, à condições geográficas, à química, à física e aos fenômenos naturais e sanitários.”

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page